marcação a mercado

O QUE É MARCAÇÃO A MERCADO?

Conheça esse importante conceito aplicado aos produtos de renda fixa

Para compreendermos os conceitos do Market to Market (MTM) a chamada marcação a mercado, precisamos entender como o mercado de renda fixa e variável se comportam e sabemos que diariamente os ativos mudam de preço e é neste contexto que surge a Marcação a mercado (MTM), onde ocorre a precificação do título refletindo a taxa de juros que ele deve auferir a partir do instante atual até o vencimento. Este efeito é sentido tanto em títulos de renda fixa , como em fundos de investimentos, de maneira que os valores das cotas reflitam os preços atuais de todos os ativos que compõe a carteira do fundo, sendo fundamental em fundos de investimento por ser a única forma de os quotistas serem equiparados, impedindo que haja entre eles transferência de riqueza. Os objetivos da marcação a mercado giram em torno da proteção ao investidor, no entanto, trazem uma variação maior para o valor diário das carteiras. 

Por exemplo, no caso de fundos de renda fixa cuja composição da carteira esteja concentrada em títulos prefixados, a MTM permite que, em momentos de variações nas taxas de juros, todos os cotistas resgatem do fundo com o mesmo valor de cota. Nesse exemplo, se a MTM não fosse praticada em um movimento de alta nas taxas de juros, cotistas que resgatassem antes poderiam beneficiar-se pois receberiam seu resgate com base em valores que não refletem a realidade de preços de mercado. Nesse mesmo exemplo, sem a MTM os cotistas que permanecessem no fundo arcariam com o prejuízo da diferença entre o valor teórico e o valor de mercado da carteira.

Para ativos líquidos, como por exemplo ativos negociados em bolsa de valores o processo de marcar a mercado é rápido e assertivo pois baseia-se nos preços de negociação praticados no homebroker. Já para ativos ilíquidos, ou seja, aqueles cuja a venda não é tão simples ou frequente, a marcação a mercado é feita pela estimativa do preço justo pelo qual o ativo seria negociado no mercado. Em títulos de renda fixa atrelados ao IPCA ou PRÉFIXADOS quem realiza a atualização dos preços a mercado é o próprio tesouro direto.

Na figura abaixo é possível observar as diferenças existentes dos dois tipos de precificação de ativos, note também que ao vencimento do título ambos os preços serão iguais, portanto levando um título até o vencimento você terá sempre a rentabilidade contratada.

Agora que compreendemos como a marcação a mercado funciona, vamos entender a marcação na curva ou marcação a juros, ela basicamente descreve a variação de preços que é feita de acordo com as taxas de juros do dia anterior, portanto sua curva possui uma linearidade muita maior se comparada a marcação a mercado. Portanto você vai observar que na marcação na curva o valor do ativo não varia de acordo com o preço atualizado no dia, mas pelo valor de compra corrigido diariamente pela taxa de juros praticado. 

Isso faz com que o resgate antecipado de aplicações com esse modelo de marcação acabe gerando prejuízos em muitos casos, pois obriga o gestor a vender os títulos com variação dos juros daquele momento. Outro ponto importante da marcação pela curva é que ela permite a transferência de riquezas entre cotistas de fundos de investimento, o que pode ser perigoso.

VANTAGENS DA MARCAÇÃO A MERCADO NA RENDA FIXA

Se você conseguiu entender como atua o mecanismo de marcação a mercado, deve ter percebido que ele só favorece o investidor em uma venda antecipada do seu título caso:

  • A Taxa de juros esteja em uma curva descendente;
  • Haja maior demanda que oferta pelo título ;
  • Perspectivas de inflação mais baixa ;
  • Boas expectativas econômicas do mercado brasileiro ;
DESVANTAGENS DA MARCAÇÃO A MERCADO NA RENDA FIXA

A marcação a mercado também pode gerar prejuízos na venda antecipada em alguns casos, como por exemplo:

  • Se a  curva de juros estiver subindo, o capital retirado em um possível resgate antecipado será menor do que o valor investido inicialmente.
  • Haja maior oferta que demanda pelo título ;
  • Perspectivas de inflação mais alta;
  • Instabilidades políticas e econômicas do mercado brasileiro ;

Portanto, é preciso ter o cuidado de certificar-se que a taxa de juros alcançou seu topo. Logicamente, é impossível ter a plena certeza disso, pois faz parte da política monetária do país. No entanto, é possível ter uma boa noção, acompanhando o mercado. É dessa forma que evita-se prejuízos e pode-se ir em busca de lucros, ou seja, buscando entrar na posição no momento mais favorável.

As duas formas são apenas maneiras diferentes de apropriar os ganhos, pois nos dois casos o preço final será o mesmo, como refletido no gráfico acima. A vantagem da marcação a mercado é refletir melhor o real preço do título caso ele fosse vendido imediatamente. O benefício da marcação na curva é a ausência de volatilidade até o vencimento.

cONQUISTE A SUA LIBERDADE FINANCEIRA

Agende sua consultoria e dê o primeiro passo para sua liberdade financeira.