renda passiva

como construir sua renda passiva

Hoje temos algumas formas de gerar renda passiva na bolsa de valores com segurança e tranquilidade

O que é Renda Passiva?

Provavelmente você já se deparou com a expressão ''renda passiva'' e deve estar se perguntando afinal o que significa renda passiva e o principal como obtê-la? A renda passiva nada mais é obter renda de outras fonte que não sejam através do esforço do seu trabalho. Isso mesmo a renda passiva é ganhar dinheiro sem fazer nenhum esforço literalmente. Você deve estar se perguntando, Pri, mas como isso é possível? É algum tipo de golpe que você está tentando aplicar? Não pessoal, é isso mesmo que você acabou de ler, a renda passiva só depende única e exclusivamente dos seus investimentos. Podendo ser obtida através dos valores que você irá receber tendo como origem a remuneração dos seus investimentos realizados. Vou detalhar para vocês todas as formas de renda passiva existentes e como você pode obtê-la de forma recorrente e com segurança.

conheça 6 formas de gerar renda passiva

Trouxe este post ilustrativo em meu instagram para elucidar melhor as formas de investimentos que podem te gerar uma renda passiva com recorrência, quando falo em recorrência entende-se que pode ser mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual, isso vai depender do tipo de investimento realizado e de como essa empresa faz sua distribuição de proventos.

✅ Tesouro IPCA + com juros semestrais: vamos iniciar pela renda fixa, o tesouro IPCA + ou NTN-B com juros semestrais está disponível no TESOURO DIRETO, com vencimentos de médio a longo prazo, sua função é lhe proteger da inflação e distribuir os juros dessa aplicação semestralmente. Por essa característica ele não é remendado para pessoas que ainda estão em fase de acumulação de patrimônio, sendo mais indicado para quem pretende desfrutar dos rendimentos do seu patrimônio já acumulado e ter a proteção da inflação, já que o título distribui o IPCA mais um prêmio.

✅ Fundos Imobiliários: Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), são investimentos realizados em bolsa de valores, nos quais você tem facilidade de investir em imóveis ou em certificados de dívidas que lhe geram aluguéis no caso dos FIIs de tijolo e Juros no caso de FIIs de papel, mas independente da estrutura do FII o que importa é que qualquer um deles tem a obrigatoriedade de distribuir 95%  do seu lucro com seus cotistas semestralmente, porém a maior parte deles opta por distribuir esses proventos mensalmente.

✅ Rendimentos do REITs: Os REITs são os primos de segundo grau dos fundos imobiliários, isso porque, possuem algumas semelhanças e muitas diferenças. Uma das principais diferenças está em sua estrutura de funcionamento, os REITs são empresas gerenciam ativos com o objetivo de obter renda. Esses ativos podem ser imóveis, antenas, datas centres, cassinos, plantações de eucalipto, plantação de maconha, outdoors entre outros.  Outra diferença mencionada é que os REITs são empresas e com isso, podem contrair dívidas podendo acelerar o crescimento da companhia, através da alavancagem. Entre as semelhanças estão o fato de que esses ativos geram aluguéis para os REITs que possuem a obrigatoriedade de distribuir 90% do seu lucro contábil aos seus acionistas. A maior parte dos REITs opta por distribuir esses lucros trimestralmente, no entanto existem alguns que distribuem mensalmente.

✅ ETFs no Exterior: Primeiro vamos compreender os conceitos de um ETF, um ETF na verdade é uma cesta de ativos, ou seja, com apenas uma cota você é capaz de investir em diversas empresas. Um exemplo é o ETF de código de negociação VOO que replica o índice do S&P 500, este ETF possuí as 504 maiores empresas presente na bolsa americana e distribui rendimentos a cada trimestre. Talvez você não saiba, mas os ETFs disponíveis na bolsa brasileira não pagam dividendos, porém os ETFs distribuídos nos EUA distribuem, em sua maioria também é realizada de forma trimestral, mas também temos excessões, como por exemplo o SDIV, DHS, SPHD que distribuem rendimentos mensalmente. 

✅ Dividendos e JCP: Os dividendos são parte do lucro de uma empresa que é distribuído aos acionistas, essa distribuição pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. já os Juros sobre Capital Próprio (JCP) também remuneram os acionistas porém funcionam de maneira diferente para a empresa, elas utilizam o JCP como um artifício contábil para pagar menos impostos.Isso porque os pagamentos dos juros sobre capital próprio, na linguagem contábil, são considerados como despesa por serem realizados antes do lucro líquido. Entretanto, assim que são depositados na conta do acionista da empresa, há a incidência de 15% referente ao imposto de renda descontado na fonte, ou seja, você já receberá os valores líquidos. Por outro lado os dividendos ainda permanecem isentos aos acionistas e tributados para a empresa.

✅ Dividendos dos Ativos Internacionais:  Quanto falo em ativos internacionais aqui quero mencionar as BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e as STOCKS (ações negociadas no mercado americano). A BDRs são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, mas que são negociados aqui no Brasil através da B3. É como se fossem valores mobiliários lastreados em papéis de companhias estrangeiras e portando também distribuem dividendos assim como as ações que originam as BDRs. Já as STOCKS são as ações americanas negociadas em bolsa americana, ações como Apple (AAPL), Amazon (AMZ), Coca-Cola (KO) entre muitas outras. As STOCKS e as BDRs distribuem dividendos assim como as ações brasileiras, porém nos EUA os dividendos das ações são tributadas em 30% na fonte, por este motivo muitas empresas optam por não distribuir rendimentos, mas sim realizar a recompra de ações gerando valor ao acionista da mesma forma e sem a tributação.